quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Saúde

Escrito por: Carla Medeiros Lopes , minha filha-


Há tanto tempo eu tento perder peso e nada de ter um resultado. Já tentei qualquer tipo de dieta, já tentei remédios, tudo o que você possa imaginar. Sempre perdia um kg aqui, outro ali, mas nada de muito concreto. O que faltou em todas essas dietas foi um simples fator: mudança de hábitos. Após assistir o documentário "Fat, Sick and Nearly Dead" (Gordo, Doente e Quase Morto), eu decidi tomar uma decisão. Aqui segue uma descrição de uma dieta que já mostrou resultados, e em menos de duas semanas mudou a maneira com que eu olho para um prato de comida.


Dia 9 de Janeiro de 2012 eu comecei o que eu vou chamar de "Dieta do Suco". Eu decidi começar essa dieta depois de assistir um documentário. O documentário conta a história de Joe Cross, um empresário australiano que sofria de urticária, e tinha reações alérgicas a qualquer coisa, como um simples aperto de mão. Joe decidiu mudar seu estilo sedentário de vida e embarcou em um jejum de 60 dias, durante o qual ele apenas ingeriu frutas e vegetais em forma de suco. Além de se livrar da urticária, ele emagreceu em torno de 50 kg, e passou a levar um estilo de vida muito mais saudável do que antes.
No mesmo dia que assisti esse documentário, eu comecei a pensar em fazer a mesma dieta. Mas um pensamento ficou comigo o dia todo: será que realmente é saudável não comer NADA além de sucos de frutas e vegetais? Pesquisei e pesquisei a tarde toda sobre o tal jejum, e achei artigos escritos por nutricionistas e também pessoas que tentaram a dieta. Todos diziam a mesma coisa: essa dieta mudou minha vida para sempre; além de me sentir melhor, eu emagreci o que precisava. Bom, sem precisar dizer mais nada, eu e minha mãe decidimos começar a Dieta do Suco também.
Os primeiros três dias são os mais difíceis. Você olha para a comida no armário, a comida olha pra você, e por um momento você pensa em desistir. Eu quase desisti duas vezes. Mas eu continuei. Logo do primeiro dia para o segundo eu perdi 1kg. Do segundo para o terceiro, mais um kg. Claro que no começo, muita água é perdida porque seu corpo está sendo limpado. Todas impurezas estão sendo retiradas do seu corpo com uma dieta desse porte. Bom, em seis dias, eu perdi 5kg.
Eu não só estou feliz com o resultado que a dieta está mostrando, como eu me sinto MUITO BEM. Eu trabalho em pé por 4, 6, 8, até 10 horas as vezes, e eu chegava em casa morrendo de dor no corpo. Depois que comecei a tomar vegetais e frutas, eu não sinto mais dor. Parece um comercial falso né? Mas se isso te consola, eu não estou ganhando nada para divulgar essa dieta. Eu quero é espalhar o que a industria alimentícia não tem coragem: Frutas e vegetais deveriam ser a BASE da nossa pirâmide alimentar, e não o topo.
Quando as pessoas me vêm tomando um líquido verde e gosmento, elas logo perguntam o que é. Eu explico sobre a dieta, e a maioria faz a mesma cara de nojo e diz: mas e pão, e carne? Isso faz mal, cuidado! Olha a que ponto chegamos! Eu tenho que ouvir que vegetais e frutas apenas fazem mal. Claro que eu não vou fazer esse jejum para o resto da vida. Mas com certeza ele mudou a maneira com que eu olho para comida. Depois de me sentir com a energia de uma criança, com disposição para trabalhar, estudar, e ainda fazer as coisas que eu gosto, eu só chego a uma conclusão: para o resto da minha vida eu quero ter uma alimentação baseada em vegetais e frutas. Não só para estar em forma, mas para ter uma saúde que não se tem de tomar sucos artificiais, refrigerante, doces, pães, frituras, etc. Se você quiser saber como fazer essa dieta, eu vou postar nessa mesma página um outro post com as instruções passo-a-passo, e receitas de sucos. 
Eu estou no dia 9 do meu jejum de 30 dias. Nos domingos, eu me permito comer uma salada. Depois de 7 dias fazendo essa dieta, eu comi um prato de salada e me ouvi dizendo: estou cheia, comi muito. Quem diria!




Dieta do Suco de frutas e Vegetais...




Essa dieta consiste em apenas tomar suco de frutas e vegetais durante o tempo que você precisar ou quiser, apesar de não conhecer ninguém que fez por mais de dois meses. Se você está grávida ou amamentando, essa dieta NÃO é recomendada. Se você tem algum problem de saúde sério como diabetes, problemas cardíacos, etc, fale com um médico antes de começar essa dieta. Aqui segue como fazer a Dieta do Suco.

Antes de começar:

  • um dia antes de começar, coma apenas saladas e frutas para seu organismo não sofrer uma transição tão radical.
  • compre uma centrífuga. Todos os sucos são feitos na centrífuga, assim seu organismo vai digerir mais rápido já que você não vai ingerir nenhuma polpa, apenas o puro suco que sair das frutas e vegetais.
  • compre MUITAS frutas e MUITOS vegetais. Encha sua geladeira. Para fazer um copo de suco de vegetais, você vai usar muitas folhas, o mesmo para as frutas. Já lave tudo e deixei em vasilhas para fácil acesso. Assim você tem mais ânimo de acordar cedo e fazer seu suco. Frutas para comprar: laranja, maçã verde, uva verde, abacaxi, morango, lima, kiwi. Vegetais para comprar: couve verde, pepino, salsão, espinafre, cenoura, tomate. Esses são os que eu mais uso, você pode comprar mais variedades, mas alguns são proibidos: banana e abacate, por exemplo.

Detalhes importantes:

  • Todas as frutas e vegetais devem ser FRESCOS. Nada congelado, cozido, ou alguma coisa do tipo. Tudo deve ser cru e fresco.
  • A dieta deve contar com 20%  frutas e 80% vegetais. Para fazer uma conta fácil: se você tomar 5 sucos por dia, quatro devem ser de vegetais e apenas um de fruta.
  • Em média você vai tomar entre 4-6 copos grandes de suco por dia. Tome nos horários que você estiver com fome. É sempre bom tomar um de manhã, um na hora do almoço, um a tarde e um no jantar. Mas se você acorda cedo como eu, tome um quando acordar e outro no meio da manhã.
  • Se você é ocupado e não tem muito tempo, faça um suco uma vez por dia em quantidade maior e deixe uma jarra com você em casa, no trabalho, ou onde você estiver. Conforme você for fazendo, você vai adaptando a dieta ao seu dia-a-dia.
  • Tome MUITA água. Apesar de tomar apenas líquido, você está ingerindo nutrientes concentrados, então tome água para se manter hidratado.
  • Pese todo dia. É importante acompanhar seus resultados diariamente. Se você não está perdendo peso, alguma coisa você está fazendo errado.
  • BEBER vegetais é diferente de COMER vegetais. Para limpar seu organismo e perder peso rapidamente, você deve se manter firme na dieta líquida. Se quiser, faça como eu para dar uma força: nos fins de semana, você come uma salada na hora do almoço, e o suco apenas de manhã e a noite. Mas na segunda volta pro suco de novo.
  • FORÇA DE VONTADE.

Receitas: 
Todas essas receitas fazem um copo grande de suco mais ou menos, acrescente ou dobre a receita conforme for necessário. Se quiser acrescentar vegetais ou frutas para experimentar, fique a vontade. Mal não vai fazer!

  1. Mean Green (essa é a receita principal, eu tomo este suco pelo menos duas vezes ao dia):
    - um pé de couve verde
    - 4 talos de salsão
    - meia lima
    - duas maçãs verdes
    - um pedacinho de gengibre
  2. Uva verde (essa receita eu inventei e achei uma delícia para tomar de manhã):
    - dois cachos de uva
    - um pé de couve verde
  3. Maçã verde (esse também é bom para tomar depois de acordar e vai só maçã verde. Use o suficiente para fazer um copo grande)
  4. Laranjão:
    - 1 beterraba descascada
    - 3 a 4 cenouras inteiras
    - 4 a 6 laranjas
  5. Bom dia (bom para tomar de manhã):
    - um melão
    - mais ou menos 10 morangos
Outras receitas podem ser encontradas na internet. Mas sempre tenha em mente que os vegetais é o que mais vai te dar energia e te sustentar! Se quiser acrescentar abacaxi no Mean Green também fica bom. No começo tudo parece trabalhoso e difícil demais, mas não desista! Você pode também criar suas receitas conforme você for ficando expert no assunto. Acredite, eu consegui, você também consegue! Como Joe diria: Juice on!

2 comentários:

Anônimo disse...

O João vai começar essa dieta Bere, mande mais receitas pra mim ok? Beijos.

Anônimo disse...

Ótimo,vi o video a 2 dias e procurando a receita,cheguei a voce!Grato e por favor,post seus resultados e como foi sua experincia!Grande abraço!